O BigFan possui muitas vantagens: Baixo consumo de energia com grandes volumes de ar deslocados. Ampla e homogênea cobertura do fluxo de ar. Baixo ruído de operação.
O BigFan é um equipamento de ventilação usado para grandes ambientes com diâmetros que variam de Ø2,5 metros a Ø7,5 metros, podendo cobrir áreas de 200m² até 2.500m² por equipamento. O fluxo de ar gerado pelos Bigfans percorre grandes dintâncias à baixa velocidade gerando uma brisa de (~1 a 3m/s), em um fluxo horizontal de aproximadamente 2,0 metros de altura, em todas as direções e em todo o ambiente.
TEMPERATURA x PRODUTIVIDADE
O BigFan melhora o conforto térmico criando um efeito de resfriamento evaporativo. Quando ocorre deslocamento de ar, observamos que a Temperatura Efetiva (Te), ou Sensação Térmica, é menor que a Temperatura Ambiente (Ta), mesmo com 100% de Umidade Relativa do ar (UR). Como exemplo, em um dia de 30°C de temperatura com umidade relativa do ar de 100%, ou seja, temperatura de bulbo úmido (Tbu) de 30°C, sem ocorrer deslocamento de ar, a sensação térmica (Te) será exatamente de 30°C. Quando ocorre uma brisa a velocidade (V) de 2m/s, observamos que a temperatura efetiva reduz para 27°C. Em outra situação, com a mesma temperatura ambiente de 30°C mas umidade relativa do ar de 60%, isto é, temperatura de bulbo úmido de 23,5°C e, com a mesma brisa a 2m/s, a temperatura efetiva será de 24,1°C.
No verão, o BigFan melhora o conforto térmico acelerando a taxa de evaporação da transpiração da pele. Em alguns casos a sensação térmica no ambiente pode reduzir até 5°C. No inverno, o ar aquecido se concentra na parte mais alta do ambiente, não é incomum que a diferença de temperatura entre o piso e o teto possa atingir 10°C. O BigFan distribui o calor concentrado no teto para todo o ambiente, reduzindo os custos de aquecimento e tornando seu sistema mais eficiente.
Economia de energia de até 7,1 wh/m²
Importantes estudos se assemelham em seus resultados, demonstrando a necessidade de controles de temperatura adequada em ambientes de trabalho. Percebemos uma queda de 35% na produtividade quando a temperatura efetiva é de 32°C. Tomando-se o exemplo anterior, ao alterar a sensação térmica de 30°C para 27°C, a produtividade passa de 85% para 97%, na hipótese mais conservadora. Grande parte da indústria utiliza atualmente ventiladores de fluxo axial com diâmetros de 50 cm a 100 cm e potências de 0,5 cv a 1,0 cv, que trabalham em rotações de 950 a 1.750rpm.
Estes equipamentos produzem vazão de 12.000 m³/h a 20.000 m³/h, com níveis de ruído próximos de 85 dBa. O fluxo de ar em alta velocidade é concentrado numa única direção abrangendo uma área muito restrita. A tecnologia HVLS High Volume Low Speed dos BigFans produz grandes vazões de ar com baixa velocidade.
Com diâmetros que variam de 2,5 m a 7,5 m e potências de1,0 cv a 2,0 cv, trabalham a rotações entre 180 rpm e 40 rpm.O fluxo de ar gerado varia de 70.000 m³/h a 650.000 m³/h, com níveis de ruído de 42 dBa a 60 dBa. Esta enorme diferença de desempenho se dá pela baixa velocidade de rotação aumentando a eficiência volumétrica da asa e reduzindo as perdas com atrito, gerando menor ruído. Comparando com outros ventiladores, os BigFans obtêm uma economia de energia de até 7,1 wh/m² ventilando o mesmo ambiente e com uma distribuição de ar uniforme.